X

Fale Comigo:

Aguarde, enviando contato!

Blog

O SOLIPISTA - tradução em grupo - Sandra Schamas

O SOLIPISTA - tradução em grupo - Sandra Schamas

Tradução Literária - Curso Formativo - Casa Guilherme de Almeida

O solipsista- Fredric Brown- tradução em grupo.

Walter B. Jehovah, por cujo nome eu não peço desculpas, desde que seu nome era esse mesmo, havia sido solipsista a vida toda. Solipsista, caso você não conheça essa palavra, é aquele que acredita que a única coisa que existe é ele mesmo, e que as outras pessoas e o universo em geral existem apenas na sua imaginação; se ele parasse de imagina-los, eles deixariam de existir.

Um dia, Walter B. Jehovah tornou-se um solipsista praticante. No espaço de uma semana sua mulher fugiu com outro, ele perdeu o emprego como agente de expedição e quebrou uma perna ao perseguir um gato preto para impedir que este cruzasse seu caminho. No leito do hospital, ele decidiu acabar com tudo.

Olhando pela janela, fitando as estrelas,desejou que elas deixassem de existir, e elas desapareceram. Então, ele desejou que todas as pessoas deixassem de existir e o lugar, mesmo sendo um hospital, ficou estranhamente silencioso. Em seguida, foi a vez do mundo; e Walter B. Jehovah se viu suspenso num vazio. Livrou-se de seu corpo com a mesma facilidade  e então deu o último passo: decidiu, ele próprio, deixar de existir. E nada aconteceu.

− Estranho – pensou ele −, será que existe limitação para o solipsismo?

− Sim – respondeu uma voz.

− Quem é você? − Walter B. Jehovah perguntou.

− Sou aquele que criou o universo que você acaba de não querer mais que exista. E agora que você tomou meu lugar – suspiro profundo – eu finalmente posso cessar minha própria existência, entrar no esquecimento e deixar você assumir o comando.

− Mas, como eu posso deixar de existir? É o que eu estou tentando fazer, sabe?

− Sim, eu sei – disse a voz − Você deve fazer como eu fiz: crie um universo. Espere que alguém nesse universo realmente acredite no que você acreditou. E deseje que esse mundo deixe de existir. Então, você poderá se retirar e deixar esse alguém no comando. Agora, adeus.

E a voz desapareceu.Walter B. Jehovah ficou sozinho no vazio e ele fez a única coisa que poderia ter feito. Criou o céu e a terra.

Demorou sete dias. Fredric Brown (1954)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para O SOLIPISTA - tradução em grupo - Sandra Schamas

Enviando Comentário Fechar :/